ROSTO DE MÃE


O tempo que estamos experenciando é ímpar e sem precedentes. Ele nos inspira a criarmos espaços de reflexão que nos ajudam a entender quem somos e o que queremos nos tornar. Sempre o tempo a nos ensinar.
E é neste tempo de pandemia que precisamos aguçar o olhar do coração para conseguirmos olhar mais distante e além das aparências. Esse ensinamento quem nos dá são as nossas mães, pois sabem do que iremos falar, fazer ou agir, antes mesmo de comunicarmos a elas.
No dia de hoje[1], na reunião online de uma das escolas que trabalho, fui convidado a fazer uma reflexão sobre as mães tendo em vista que ontem era o dia dedicado a elas. Muito pensei: falarei sobre o que? Foi então que me veio a ideia de falar sobre o rosto materno. Transcrevo aqui um pouco do que foi a minha reflexão.
O rosto é o que nos dá a identidade. É por ele que somos reconhecidos e conhecidos. A identidade do rosto materno muito tem a nos dizer. Falar do rosto materno é falar da identidade única e intransferível da pessoa que chamamos de mãe na sua individualidade compartilhada com sua prole, isto é, seus filhos.  
Existe o rosto da mãe que é só alegria. Que nunca se preocupou na vida com o seu bem estar e o bem estar da sua família. Sempre bem cuidada enaltece a jovialidade. Mas este rosto também pode esconder a dor e o sofrimento por saber que o filho, tendo todo o conforto, escolhe o caminho do mal para seguir.
Existe o rosto materno sem maquiagem. Aquele rosto que é regado pelas lágrimas de ter o filho preso; de ver o/a filho/a no mundo da violência e das drogas; as lágrimas por ver o esforço dos filhos em lutar e não conseguirem alcançar os seus objetivos; o rosto molhado pela lágrimas por ver o filhos nos braços morrendo de fome e não ter o que dar a ela para comer; o rosto sujo, uma mistura de lágrimas e sangue, por abraçar o filho assassinado por mais que ela tenha implorado para ele não viver neste mundo do crime e da violência, ou por ter sido vítima de um sistema excludente; o rosto com os olhos embaçados de chorar por ver os filhos tombarem pela dor provocada pelo Coronavírus sem o direito de acompanhar a morte nem ver o filho morto e muito menos sem velar o seu corpo pelos últimos momentos.
Outro rosto é daquela mãe que tem uma idade jovem, mas parece ter muito mais idade pelo sofrimento do trabalho, sofrimento da violência doméstica, sofrimento pela verdade, sofrimento pelo abandono. Esse rosto é calejado pela tristeza, mas sempre transmite esperança. É um rosto que arranca compaixão pelas rugas estampadas nele, mas um rosto que denuncia: “eu superei muito por amor!”.
Tem o rosto simples, daquela mãe simples lutadora e batalhadora que com bom humor vence as dificuldades da vida levando alegria aos seus e incentivando a sempre lutar e nunca desanimar.  
O rosto de mãe é um rosto de esperança e de amor que encontra forças para se dedicar a tudo que é bom tornando ainda melhor e lutando para desviar e superar tudo o que vem para destruir os laços afetivos. Mesmo que eles sejam destruídos fisicamente, jamais serão destruídos no coração materno, pois o rosto pode mostrar a dor, mas o coração acolhe a dor e a transforma em amor.
Assim, o rosto da mulher-mãe branca, negra, índia, trabalhadora, dona de casa, empresária, professora, médica, dentista, supervisora, motorista, agricultora, ... é sempre um rosto que reflete o amor incondicional do coração.   

Prof. Esp. Edemilton dos Santos. 


[1] 11 de Maio de 2020.

Comentários

  1. Professor Edemilton, parabéns pela sensibilidade e zelo para com as palavras que o Espírito Santo te inspirou a partilhar com esse público.
    Que Deus te abençoe e continue te usando para comunicar seu Reino.

    Em tempo, abraços na sua mamãe!

    Diácono Valdir - BH/MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo irmão na fé Diácono Valdir. Obrigado pelo seu retorno.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não aparece seu nome, mas agradeço imensamente pelo retorno.

      Excluir
  3. Parabéns pelo texto, que o bom Deus o ilumine e o seu Espírito Santo o conduza!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aparece seu nome, mas agradeço imensamente pelo retorno.

      Excluir
  4. Parabéns Edemilton, desejo que o Espírito Santo continue soprando grandes inspirações 👋👋👋

    ResponderExcluir
  5. David aqui, parabéns Prof. Edemilton, é um orgulho trabalhar com você, sempre a ponderação num mar de ignorância.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Edi pelas palavras maravilhosas... palavras que edificam e emocionam... Grande beijo fica com Deus

    ResponderExcluir

Postar um comentário