EQUIPE DE CELEBRAÇÃO


Fonte: catophic.com
Muito se fala sobre equipe de celebração.O intuito desse texto é ajudar a tirar dúvidas e fazer brotar questionamentos a respeito da importância de ter uma equipe bem organizada e preparada para o bom andamento de uma celebração. 

O que é uma equipe? 

Pode-se dizer que uma equipe é um grupo de pessoas com um objetivo em comum. 

Em nossa sociedade estamos inseridos em equipes seja no trabalho, na escola, na faculdade, etc. Na igreja também não é diferente. 

Diferenças entre equipe de liturgia e equipe de celebração

Pode surgir a pergunta: mas se na minha comunidade já tem uma equipe de liturgia para que ter uma equipe de celebração? 

E a resposta é simples: uma equipe é complemento da outra, não se pode excluir nenhuma das duas. Para que o trabalho em nossas comunidades enquanto equipes seja eficiente é necessário organização, pois sabemos que liturgia é uma ação comunitária e por sua natureza comunitária, se faz necessário o serviço de equipes 

A equipe de liturgia está ligada a Pastoral Litúrgica (em breve teremos um texto para falar melhor sobre) que se articula em diversos níveis, seja diocesano, regional, paroquial e comunitário. Essa equipe cuida da preparação das celebrações, das formações e da organização da vida litúrgica nos níveis citados acima. 

Já a equipe de celebração cuida diretamente das celebrações (seja missa ou celebração da Palavra, do Batismo, Matrimônio, etc). São os leitores, cantores, salmistas, ministros da eucaristia, animadores, todos que tem alguma função dentro da celebração. 

Percebeu a diferença? 

A Sacrossanctum Concilium nos diz "Nas celebrações, seja quem for, ministro ou fiel, exercendo o seu ofício, faça tudo e só aquilo que pela natureza da coisa ou pelas normas litúrgicas lhe compete(SC 28)". 

Precisamos entender que para o bom andamento de uma celebração e para que nossa participação seja frutuosa, as equipes devem estar conscientes do papel que desempenham. 

A equipe de liturgia não pode ser aquela "tarefeira" que apenas designa tarefas, deve ser a que preparar e instrui seus membros, promovendo reflexão e principalmente ação. 

A equipe de celebração não pode ser aquela que apenas desempenha seu papel dentro da celebração sem se preocupar com os demais, o nosso serviço é comunitário e deve ser de dedicação a Deus e aos irmãos. 

Como formar boas equipes?

  • Buscar formação adequeda;
  • Entender a realidade da comunidade (as vezes o que funciona na sua paróquia não funciona na minha e vice versa); 
  • Se reunir períodicamente (na reunião que se avalia as celebrações, corrige as falhas, propõe-se momentos de estudo);
  • Estar em comunhão com a Pastoral Litúrgica da Paróquia. 

Não nos esqueçamos que a nossa participação é ativa! com organização, zelo e carinho alcançaremos os objetivos. 



Poliana Santos 
Canal Liturgia Fé e Vida

Comentários