OLHAR COMPASSIVO NA VIDA: EXPERIÊNCIA PROFUNDA DE DEUS


A Campanha da Fraternidade deste ano convida a refletir e aprofundar sobre o tema: Fraternidade e vida: dom e compromisso; e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).
Dois conceitos são muito importantes de serem refletidos antes de iniciar propriamente o estudo reflexivo do texto-base, a saber o olhar e a compaixão. Sem olhar, sentir, presenciar, estender a mão, é quase impossível de se sentir compaixão. Quem olha, olha para algo. Este olhar direcionado provoca uma reação em quem faz a ação de mirar. Pode ser uma reação de acolhida, de repulsa, de compaixão ou de amor. Olhar significa estar atento ao que acontece ao redor. Olhar é muito mais do que ver somente com os olhos físicos. Olhar com os olhos do coração é uma atitude de quem está atento a realidade que acontece ao seu redor.
A dinâmica biológica do olhar é fantástica e convida para uma reflexão sobre a gratidão de ver. Mas não um ver sem fundamento. É um ver com o corpo todo, isto é, não é somente o olho que vê. Os sentimentos provocados pelo olhar também veem e provocam uma ação. E é esta ação que pode ser a compaixão, outro conceito a ser refletido.
É preciso entender o significado etimológico do termo compaixão. São duas partes para entender a totalidade do termo. A primeira vem do latim compassio, que significa tomar parte do sofrimento de outra pessoa.  É importante ressaltar que esse tomar parte significa entender a dor do outro. A segunda se refere a raiz da palavra compassio que vem do verbo compatior, do latim, formado pela junção de duas palavras: cum e patior. Segundo o dicionário etimológico. “A palavra cum é uma preposição que indica companhia, podendo significar junto com ou ao mesmo tempo que. O verbo patior significa sofrer ou aguentar alguma situação difícil que causa sofrimento.” Literalmente traduzindo compatior significa sofrer junto com.
Depois de refletir sobre estes dois importantes conceitos vale ressaltar que eles acontecem dentro da vida que é dom e compromisso. Dom de Deus e compromisso com o irmão e com a natureza tão sofrida e desgastada pela ação violenta por uma parcela da humanidade.
Voltando o olhar para o texto-base da Campanha da Fraternidade, a primeira reflexão é em torno da introdução.
Ela está composta por vinte e cinco parágrafos. O primeiro conta a narrativa sobre a base da reflexão proposta para este ano, o texto bíblico segundo o Evangelista Lucas, do bom samaritano (Lc 10,25-37).  O segundo aponta para um questionamento do doutor da lei sobre quais das 613 leis seriam as mais importantes de serem seguidas para herdar a vida eterna. O terceiro reflete sobre o grande mandamento do Dt 6,5 e Lv 19,18, amar a Deus e amar ao próximo com a sim mesmo.
O centro da reflexão dos parágrafos quatro a nove estão na pessoa do próximo. O caído a beira do caminho não é conhecido de nenhum dos que passam pelo caminho, mas o samaritano, alguém excluído da sociedade do seu tempo, tem a postura de compaixão e cuida do homem caído. Com isto, estes parágrafos chamam a atenção que o próximo não é somente aquele que está perto, mas, sobretudo, aquele que mais precisa de atenção mesmo que seja conhecido pela pessoa que pratica a compaixão.
Os parágrafos dez a quatorze trazem orientações e reflexões do Papa Francisco que convida a Igreja e olhar o mundo com misericórdia.
O convite para viver a Quaresma com um olhar e atitude de compaixão estão presentes nos parágrafos quinze a vinte. Aqui vale um questionamento: de que forma, como igreja viva, cada pessoa irá viver a Quaresma na vida, no olhar e na compaixão? 
Os cinco parágrafos restantes da introdução fazem uma ressalva sobre o tema fraternidade e vida: Dom e compromisso. Perpassando a história da Salvação desde o faça-se do Gênesis até a revelação plena de Deus em Jesus Cristo e na experiência da revelação sacramental bem como o estar no mundo, o texto-base convida para olhar a vida como dom de Deus e compromisso com a vida presente no mundo.
Viver a Quaresma e a Campanha da Fraternidade é viver a vida colocando-se a serviço do outro e da natureza como cuidadores do Projeto de Deus no mundo valorizando a vida como dom e compromisso recebido.

Prof. Esp. Edemilton dos Santos

REFERÊNCIAS

CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/Campanha da Fraternidade 2020: Texto-Base. Brasília: Edições CNBB, 2019.

Dicionário Etimológico: Origem da palavra compaixão. Disponível em: <https://www.dicionarioetimologico.com.br/compaixao/>. Acesso em 28 fev 2020. 

Comentários