PROFETISMO SACERDOTAL: ONDE ESTÁ?


Tenho observado muitas coisas nas redes sociais, nas redes de TV católicas, nas rádios católicas e, também, presencialmente algumas ocasiões que fazem levantar o questionamento onde está o profetismo sacerdotal? Sim! É isso mesmo que você leu: profetismo sacerdotal. Para poder entender esse problema precisamos destacar alguns pontos, a saber: o significado de profeta/profecia; a pessoa de Jesus e sua atuação; o compromisso assumido por ocasião da ordenação sacerdotal; e o compromisso de ser pastor da porção do povo de Deus confiada pela missão recebida do bispo diocesano ou do superior provincial.

Buscando na língua hebraica nos encontramos o vocábulo נביא. Esta raiz do hebraico significa nabi (na-bi) isto é: é um substantivo, dentro da gramática hebraica, que tem dois significados, o primeiro, um profeta; o segundo, homem inspirado. Sendo assim o profeta, segundo a raiz hebraica, é a pessoa inspirada.[1]

No grego a palavra profeta vem προφήτη (prophētēs) formada do verbo phēmi, “falar; dizer”, mais o prefixo pro, “diante; para frente”[2]. Dessa maneira, buscando na origem grega, se pode concluir que profeta é que está a frente ou para frente para falar, dizer algo.

Indo um pouco mais além e buscando um significado bíblico encontraremos os seguintes mandatos: “Vai e dize a este povo[...]” (Is 6,9); “Eis que ponho as minhas palavras em tua boca” (Jr 1,9); “[...] veio a palavra de Iahweh ao sacerdote Ezequiel, [...]” (Ez 1,3); “[...] Daniel dirigiu-se com palavras prudentes e sábias [...] (Dn 2,14); “Palavra de Iahweh que foi dirigida a Oséias[...]” (Os 1,1); “[...] a palavra de Iahweh foi dirigida ao profeta Zacarias [...]” (Zc 1,1). Poderíamos apontar tantas outras passagens, porém essas já são suficientes para entender que o conceito hebraico e grego de profeta estão de acordo com seu significado. O profeta, biblicamente falando, é aquele que fala em nome de Deus denunciando as injustiças e apontando caminhos de conversão do povo.

Outro ponto de nossa reflexão que nos ajuda a entender o profetismo é a pessoa de Jesus de Nazaré que trouxe a plena revelação do Deus. Visitando os textos dos Evangelhos percebemos qual era a missão profética de Jesus. Eis algumas passagens: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24); “Não são os que têm saúde que precisam de medico, mas os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores” (Mc 2,17); Disse ao ladrão: “Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,39); “Ninguém te condenou? Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante, não peques mais” (Jo 8,11). É muito simples perceber que Jesus esteve ao lado dos pequenos e fracos defendendo a vida. Esteve ao lado dos poderosos do seu tempo, Zaqueu, Mateus, para mostrar um novo caminho. Enfim, Jesus não compactou com um sistema de opressão, tentou dialogar, mas não foi ouvido. Foi acusado e morto na cruz. A missão e a profecia o levaram até a cruz.

Pois bem, depois de entender a raiz da palavra profeta no hebraico, grego, na Bíblia e na pessoa de Jesus, chegou o momento de ver e entender a profecia na vocação sacerdotal. Aqui é necessário entender o significado da palavra presbítero, as palavras centrais da oração consecratória no momento da ordenação e o seguimento a proposta de Jesus Cristo.

Aldazábal (2013, p. 295-296), ao falar do vocábulo presbítero aponta: “Presbítero vem do grego presbyter, que significa ancião, e se relaciona com o nome dado, pelos primeiros cristãos, aos encarregados da comunidade”. Mais adiante indica:

O gesto centra da sua ordenação é a imposição das mãos, feita em silêncio pelo bispo – e também por todos os presbíteros concelebrantes – é, as palavras que a seguir o bispo diz: “Nós vos pedimos, Pai todo-poderoso, constitui estes vossos servos na dignidade de presbíteros; renovai em seus corações o Espírito de santidade; obtenham ó Deus, o segundo grau da Ordem Sacerdotal que de vós procede, e a sua vida seja exemplo para todos”.

O sacerdócio não é da pessoa que se dispôs a ser sacerdote, mas é Deus. O presbítero emprestará a sua vida para ser sinal de Deus entre a humanidade. Ele precisa ser exemplo para todos. E é justamente neste princípio oracional que reside o problema que me propus a tentar resolver neste pequeno texto: a profecia sacerdotal.

Se o sacerdote é de Deus vivenciado em um ser humano que se dispôs para tal, se o exemplo a ser seguido é Jesus Cristo, que nasceu pobre, se fez pobre, viveu entre os pobres materiais e de espírito, se usou vestes simples, profetizou denunciando tudo o que estava contra a vida, expulsou os que faziam do Templo uma casa de comércio, porque temos sacerdotes que tampam a visão do mistério sacramental de Cristo na Palavra e na Eucaristia com castiçais e velas enormes sobre o altar? Porque vemos roupas caras e muitas roupas – paramentos – sem necessidade? Porque vemos sacerdotes falando bonito sobre a vida, mas defendendo um sistema que exclui e promove uma cultura de morte? Porque vemos sacerdotes sentimentalistas e fundamentalistas provocando um elo único e individual na visão vertical somente eu e Deus? Porque vemos sacerdotes, nas homilias, redes sociais... fomentando a violência ao invés de promover a paz e amor? Porque vemos sacerdotes em cima do muro sem se posicionar quando a situação pede um posicionamento claro. Porque vemos sacerdotes com medo... porque...

É por este motivo que eu pergunto: onde está a profecia sacerdotal? Não quero rebaixar a pessoa e a missão do sacerdote, mas quero chamar a atenção que precisamos de mais sacerdotes proféticos que saibam o valor da Palavra de Deus e possam levar o povo a refletir de maneira clara qual é a missão que precisamos no mundo para que o profetismo se levante novamente e possa ser o grande sinal vivencial e libertador de Deus por meio de Jesus na ação do Espírito Santo. Sejamos, pois, colaboradores da missão do sacerdote sem deixar de falar o que precisa ser falado e motivar para o diálogo e a abertura evitando preferencialismos. O sacerdote, portanto, é aquele que fala em nome de Deus para o seu povo confiado pelo bispo diocesano ou superior provincial. A missão do sacerdote é ser profeta no meio do povo.

Prof. Esp. Edemilton dos Santos




[1] Cf. https://dosenhor.com/?search=+profeta.
[2] Cf. file:///C:/Users/Particular/Documents/Arquivos%20e%20pastas%20I/blog/79827-331423-1-PB.pdf.

Comentários