O TEMPO DA QUARESMA


Fonte: google.com
 Todos os anos nós celebramos a Quaresma. Você sabe qual o seu significado? Como preparar a equipe de liturgia neste tempo? Tentaremos responder essas perguntas abaixo. 



Começando do começo...

A palavra quaresma vem do latim e é a abreviação de quadraségima, por isso a Igreja se prepara por 40 dias para celebrar a Páscoa. 

O Tempo da Quaresma começa na 4ª feira de cinzas e vai até 5ª feira santa (até antes da missa da Ceia do Senhor). 

O número 40 é bem simbólico e aparece em várias passagens biblícas:  40 dias do dilúvio (cf Gn 7,17); 40 anos de caminhada do povo hebreu em busca da terra prometida (cf Dt 8,2); 40 dias de caminhada do profeta Elias para chegar a montanha do Senhor (cf 1Rs 19,8); 40 dias que Jesus passou no deserto (cf Lc 4,1-13), dentre vários outros episódios. 

A quaresma foi inserida no calendário litúrgico por volta do ano 350 DC. Antes o tempo de preparação para a Páscoa era de apenas de 3 dias, chamado de Tríduo Sagrado da Semana Santa, sendo composto pela quinta-feira, sexta-feira e sábado santo. A partir daí a preparação para a Páscoa passou a ter 40 dias. 

Avançando um pouco...

Quais são as orientações para esse tempo? 

As orientações são diversas, a equipe de liturgia deve estar atenta em alguns pontos que são de extrema importância. Nos lembra a SC[1]: “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo pela penitência, fazendo os fieis ouvirem com mais frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal.”

  • Durante este tempo, é proibido ornamentar o altar ou a igreja com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Com exeção do Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma), bem como solenidades e festas. 
  • A cor do tempo é roxa. No Domingo do Laetare, pode-se usar cor de rosa. [2]
  • Em todas as missas, omite-se o Aleluia
  • Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o glória.
Como a equipe de liturgia e celebração deve se preparar? 
Para bem celebrar é preciso se preparar e  para se preparar é preciso conhecer o tempo litúrgico que estamos celebrando, só assim a equipe conseguirá se organizar para transmitir a mensagem do tempo quaresmal. Propor momentos de estudos é uma boa opção, bem como, manter diálogo com o pároco para que ele possa auxiliar a equipe com formação adequada. 

Campanha da Fraternidade

A CNBB promove durante a Quaresma a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. Neste ano o tema da CF é "Fraternidade e fome" e o lema "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16). A CF ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração o jejum e a esmola. 
Não se esqueça, A CF não deve "roubar" a cena dentro da  nossa celebração. É muito importante falar sobre a fome que assola o país de várias maneiras. 
A quantidade de materiais é grande e a equipe de liturgia deve saber onde e como inseri-los. Vale lembrar que o Hino da CF não substitui o canto de abertura da celebração. 

Se prepare e celebre bem a Quaresma! Este tempo nos chama a conversão e a mudança de vida, podemos e devemos ser pessoas melhores em nossas comunidades. 



Poliana Santos 
Canal Liturgia Fé e Vida



[1] Sacrossanctum Concilium, n.109

[2] IGMR, nº 308f

Comentários