VENCER A TENTAÇÃO DO SUPER HUMANO E SE COLOCAR A SERVIÇO

1ª Leitura - Gn 9,8-15
Salmo - Sl 24,4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. cf. 10)
2ª Leitura - 1Pd 3,18-22
Evangelho - Mc 1,12-15

          Adentramos no tempo da Quaresma e o primeiro Domingo nos convida a olhar para nossas atitudes e aponta quais são as tentações que precisamos vencer a cada dia, sobretudo no tempo em que o ser humano quer se tornar um super humano.
          O relato do Evangelho de hoje (Mc 1,12-15) aponta dois momentos: o momento do deserto em que Jesus é tentado por Satanás e o início de sua missão onde Ele convida para a conversão e a crença no Evangelho. A Primeira Leitura (Gn 9,8-15) aponta a Aliança de Deus com seu povo feita com Noé e seus filhos. O Salmo de Resposta (Sl 24), nos convida a olhar para a verdade e o amor, caminhos do Senhor. A Segunda Leitura (1Pd 3,18-22), faz menção a morte de Jesus e sua Ressurreição como vida nova no Espírito capaz de refazer a vida na nova arca de Noé, o Batismo.
          Sendo assim, atualizando a Palavra de Deus para a nossa vida são necessários três tópicos para vivenciarmos essa Palavra na semana vindoura: diálogo, amor e serviço.
          O diálogo nos coloca em sintonia com os outros e promove a possibilidade de criarmos solução para os problemas sem que seja necessário o uso da violência. Mas, parece que no nosso mundo o diálogo não existe, pois a tentação do super humano faz com as pessoas queiram ser umas mais do que as outras criando divisão, ódio, intrigas, sobreposição entre tantas outras situações. Você pensa que o Satanás tem rabo e chifres? Parece que não. Parece que o Satanás vive nas nossas atitudes que não sabem dialogar, só sabem impor.
          O amor é a chave central para vencer a tentação, sobretudo a tentação do super humano, isto é, o humano que quer estar acima de todos os demais pensando que o cargo que ocupa lhe dá o direito de pisar nos outros como se fossem meros objetos. O super humano povoa nossas cidades, nossas famílias, nossa sociedade de modo geral. É a grande tentação que qualquer um de nós pode estar sujeito face ao fundamentalismo humano presente na sociedade atual.
          Vivendo o diálogo, vencendo a tentação do super humano pelo amor estamos preparados para assumir o serviço. Servir significa estar a serviço do Reino de Deus pelo testemunho de fé e de vida no campo de atuação em que estamos inseridos no cotidiano da vida: na paróquia, na casa, na escola, na prefeitura, na empresa, no comércio, na lavoura, enfim no nosso trabalho e afazeres diários. Estar a serviço não é apenas dar testemunho. Agindo dessa forma estaremos sendo apenas cristãos mornos, pois não fazemos mais do que é nossa missão. Além do testemunho precisamos estarmos atentos às pessoas mais necessitadas e a situações vulneráveis que necessitem de uma atenção maior.
          A Quaresma é um convite para repensarmos nossas atitudes cristãs. Precisamos ser coerentes no agir, pensar e viver. Precisamos vencer a tentação do super humano para dialogar, amar e servir. Quais serão nossas atitudes para esta semana na vivência do diálogo, do amor e do serviço? Pensemos.

Edemilton dos Santos
Pós-graduado em Cultura Teológica, 
Gestão Escolar e Docência no Ensino Superior. 
Graduado em Ciências Sociais, Teologia e Filosofia.

FONTE DA IMAGEM: 
Disponível em: <encurtador.com.br/HQTY6>. Acesso em 21 fev. 2021. 

Comentários